intercambio na Europa

Se você deseja realizar intercâmbio na Europa, separamos os melhores destinos, custos e tudo o que você precisa saber! 

Realizar um intercâmbio na Europa é o sonho de muitos estudantes que desejam incrementar seu currículo e viver novas experiências.

Além de ser um dos continentes com a maior diversidade cultural do mundo, a Europa é um destino muito popular entre os jovens por ter diversos países que não solicitam visto para a entrada. 

Conhecer novas nações, aproveitar inúmeras oportunidades de estudo e trabalho, e ainda voltar com uma grande experiência no currículo são alguns dos motivos que levam muitos estudantes a procurarem um intercâmbio.

Lar das faculdades mais famosas do mundo que são consideradas modelo por outras instituições de ensino, o continente europeu é, sem sombra de dúvidas, um lugar de grande aprendizado.

E ah, não podemos esquecer da facilidade de entrar em diversos países com atrações incríveis e muita história. Sem dúvidas, realizar um intercâmbio na Europa pode abrir inúmeras portas para aqueles que desejam criar conexões estudantis e de trabalho.

Neste artigo vamos te contar o passo a passo para você realizar o seu intercâmbio na Europa. 

Intercâmbio na Europa: Viva uma experiência incrível

O crescimento pessoal, as oportunidades e a qualidade de vida são alguns dos pontos pelos quais muitos estudantes buscam realizar um intercâmbio na Europa.

Cada país tem suas próprias aventuras e tradições, criando memórias que são únicas e inesquecíveis para qualquer um.  Além disso, as melhores universidades do mundo e maiores empresas estão na Europa, concedendo oportunidades incríveis de emprego e estudos para intercambistas.

Crescimento pessoal

Realizar um intercâmbio impulsiona o crescimento profissional e pessoal. Estudar e ter a possibilidade de trabalhar em um país diferente facilita ao conhecer novos mercados e culturas. 

Conhecer pessoas extremamente distintas – seja pela língua ou pelos costumes – causa uma expansão na visão de mundo. 

Oportunidades de melhores salários   

No continente Europeu, os salários-mínimos são extremamente altos e consideram o aumento do custo de vida. Países como Luxemburgo – que tem o maior salário-mínimo da Europa, estão entre os mais procurados por estrangeiros que buscam salários melhores.

O aumento do poder aquisitivo é um dos pontos considerados para quem deseja realizar intercâmbio. Profissionais internacionais podem encontrar oportunidades de remuneração mais alta em setores específicos do que no país nativo. 

Qualidade de vida     

Quando levamos em consideração as dificuldades de se adquirir bens com base no salário-mínimo brasileiro, fica fácil de entender os motivos que levam tantas pessoas buscarem intercâmbios.

Não podemos esquecer também da alta qualidade na prestação de serviços públicos, como saúde, segurança e infraestrutura: itens que o continente Europeu é famoso por investir bastante. 

Experiência cultural  

Visitar países como turista tem seus pontos positivos na hora de adquirir novas experiências culturais. No entanto, realizar um intercâmbio e viver o dia a dia faz com que tenhamos uma noção da rotina real como nativo.

É uma chance incrível de mergulhar nos costumes, alimentação e hábitos de uma nação diferente. A possibilidade de participar de atividades culturais de um outro país, entender o dia a dia profissional e acadêmico, são fatores que influenciam muitos a buscarem programas de intercâmbio para viver essa experiência. 

LEIA MAIS:  Como estudar para o Enem?

Melhores destinos para um intercâmbio na Europa  

A Europa é um continente vasto e muito procurado para programas de intercâmbio. Separamos os melhores destinos para você conferir.

Alemanha  

A Alemanha é a maior economia da Europa, e recebe muitos visitantes de todas as partes do globo anualmente.

Com excelentes alternativas de intercâmbio para os estudantes brasileiros, a Alemanha tem a quarta maior comunidade brasileira da Europa.

As quatro maiores cidades do país – Berlim, Hamburgo, Potsdam e Iserlohn – são destinos muito procurados pelos estrangeiros que vão estudar na Alemanha.

Como o inglês é considerado o segundo idioma no país, é possível se comunicar tranquilamente nas ruas das grandes cidades.

Com uma culinária e cultura riquíssimas, realizar intercâmbio na Alemanha também possibilita fácil acesso a diversos países como Áustria, Suíça, França, Luxemburgo, Bélgica e Holanda. 

Inglaterra

A Inglaterra é um dos destinos mais desejados por quem viaja para a Europa graças aos seus inúmeros pontos turísticos icônicos e suas universidades de extremo prestígio – como a Cambridge e Oxford.

Cidades como Londres, Liverpool, Canterbury e Brighton são as mais procuradas pelos estudantes. Além da excelência no sistema educacional, essas cidades também contam com uma vida noturna agitada e inúmeras experiências multiculturais.

Assim como a Alemanha, a proximidade com outros países da Europa também se torna um atrativo para estudantes que desejam explorar diferentes culturas apenas com uma passagem de trem. 

República Tcheca

A República Tcheca é um destino considerado mais acessível que os outros países da Europa. A capital, Praga, é uma cidade com uma população estudantil considerável e repleta de repúblicas universitárias.

Terra de castelos impressionantes e cidades antigas medievais, a República Tcheca conta com 61 instituições de ensino superior e é um destino popular entre estudantes para intercâmbio. 

Espanha

A Espanha é um dos países mais procurados por brasileiros para fazer intercâmbio na Europa. É o destino perfeito para quem deseja aprender ou aperfeiçoar no espanhol.

Com uma cultura belíssima e paisagens de tirar o fôlego, a Espanha é repleta de museus que contam um pouco da sua história – uma das mais antigas do mundo.

Lar de várias universidades de prestígio, muitos estudantes buscam cursos de especialização em cidades como Barcelona, Madri, Bilbao, Salamanca e Valência. 

França    

A França é um destino muito procurado por intercambistas. Com ótimas universidades e bons programas de bolsa e de intercâmbio, é um país repleto de oportunidades para quem deseja iniciar no mercado profissional graças aos programas de estágio em diversas empresas. A França também conta com várias universidades voltadas para a educação corporativa.

A capital, Paris, é uma das cidades mais procuradas para quem deseja estudar e trabalhar. No entanto, apesar de seu charme único, o custo de vida é elevado e é necessário ter bastante atenção se você deseja realizar seu intercâmbio em Paris. 

Conclusão

Realizar um intercâmbio na Europa pode ser uma experiência transformadora, tanto profissional quanto acadêmicamente. A vasta quantidade de países, culturas e possibilidades fazem do continente europeu um mar de oportunidades incríveis para qualquer pessoa.

Investir em um intercâmbio para a Europa pode trazer diversos benefícios tanto na vida acadêmica quanto profissional. A vivência em faculdades de grande prestígio, o contato com diversos idiomas e a conexão com pessoas distintas são bagagens importantes para quem deseja expandir a visão de mundo e ainda incrementar o currículo profissional.

LEIA MAIS:  Benefícios do jovem aprendiz: tudo o que você precisa saber

By Fabio

Sou Fábio Meira, um apaixonado por temas variados com mais de 10 anos de experiência em marketing e criação de conteúdo. No meu blog, exploro uma ampla gama de assuntos, desde tendências tecnológicas até dicas de lifestyle e curiosidades do dia a dia. Gosto de tornar temas diversos interessantes e acessíveis, oferecendo uma perspectiva única aos meus leitores. Fora do blog, estou sempre me atualizando sobre novas tendências e explorando novos hobbies.