como começar um negócio do zero

 Fonte: Canva Pro

Como começar um negócio do zero e construir o seu empreendimento? Saiba tudo no artigo

Começar um negócio do zero no Brasil é uma tarefa relativamente fácil. De acordo com dados do portal GOV.BR, no ano de 2023 foram abertas mais de 3,8 milhões de novas empresas no Brasil.

No entanto, de acordo com dados do Sebrae, 50% dessas empresas fecham nos primeiros cinco anos de existência.

Essa discrepância de dados não é à toa: grande parte dos empreendedores criam suas empresas sem antes considerar o que de fato significa gerir um negócio.

Hoje trouxemos neste artigo tudo o que você deve e mais importante: o que você não deve fazer quando começar um negócio do zero. 

Benefícios de começar um negócio do zero  

Abrir um negócio pode apresentar muitos desafios à primeira vista. Afinal, desenvolver uma marca, um produto e lidar com inúmeras burocracias também fazem parte do negócio.

No entanto, começar do zero também trás muitos benefícios, que quando bem estudados, compensam – e muito – toda a parte complicada.

  • Autonomia de poder desenvolver seu próprio modelo de negócio. Organizar tudo de acordo com suas próprias preferências e ter liberdade de escolher seus horários para realizar tarefas é sem dúvidas um dos pontos mais positivos de abrir o próprio negócio;
  • Realização pessoal ao tirar um sonho do papel e vê-lo ganhar forma é um processo extremamente satisfatório. Além disso, a possibilidade de aprender com erros e solucionar problemas traz um grande crescimento pessoal;
  • Independência financeira através da possibilidade de ter um lucro ilimitado e aumentar sua renda de maneira progressiva;
  • Liberdade para com o que gosta, com toda a flexibilidade necessárias para crescer cada vez mais. 

Descubra os desafios de começar um negócio do zero 

Na hora de começar um negócio do zero, existem alguns desafios que precisam de atenção.

Planejamento

Um dos maiores desafios é a falta de planejamento. Muitos empreendedores ignoram a etapa do planejamento, esquecendo de realizar um plano de negócios sólido e detalhado que irá guiar os investimentos, metas e estratégias.

É preciso realizar um levantamento do objetivo, das ferramentas e meios que serão utilizados para executar cada etapa do seu negócio.

Gestão financeira

Antes de receber os lucros, é preciso investir – e muito – na sua empresa. Controlar de maneira devida seus recursos e mapear o que pode ser melhorado cria uma gestão financeira bem executada, garantindo que seu negócio consiga crescer de maneira sustentável.

Análise de mercado

Analisar o seu nicho, a concorrência e quais oportunidades podem ser aproveitadas te ajuda a se destacar, trabalhando os pontos fortes do seu negócio.

Dicas e estratégias de como começar um negócio do zero

Certo, mas como de fato começar um negócio do zero? Existem uma série de etapas que precisam ser seguidas para que tudo comece com o pé direito!

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Pesquise o mercado e consolide a ideia de negócio  

Através da análise de mercado você consegue ter uma perspectiva de sucesso, e também trabalhar os pontos fortes do seu negócio.

Colete informações relacionadas ao seu nicho, análise tendências e perfis de consumo de clientes. Conhecer seu público-alvo e outras empresas que apostam no mesmo modelo de negócio que você pode te dar insights valiosos e expandir sua visão de mercado, entendendo se sua ideia é algo viável e rentável a longo prazo. 

Participe de eventos de negócio

Participar de eventos de negócios é a melhor maneira de se conectar com parceiros de negócios.

Criar um networking estratégico é essencial para empreendedores, e os eventos de negócio estão repletos de pessoas das mais diversas áreas – desde investidores à possíveis colaboradores que irão fazer a diferença na sua empresa.

Nas feiras também é possível ver de perto o perfil de consumidor que você traçou para seu negócio, entendendo melhor sobre o que chama a atenção de possíveis clientes e como está o mercado que você decidiu investir.

Existem diversas feiras de negócio em Milão, São Paulo, São Francisco e Paris, por exemplo. Confira algumas feiras de negócios espalhadas pelo mundo:

  •  Missão Empresarial Salone Del Mobile: Milão, Itália;
  • Digital Expo: São Paulo, Brasil;
  • South Summit: Madrid, Espanha;
  • South by Southwest: Austin, EUA;
  • TechCrunch Disrupt: San Francisco, EUA;
  • Collision: Toronto, Canadá;
  • VivaTech: Paris, França. 

Se planeje bem financeiramente

Ter um planejamento financeiro é essencial para que qualquer negócio avance rumo ao sucesso. É importante ter controle dos recursos disponíveis para poder investir em oportunidades e melhorias, evitando gastos desnecessários.

Através de um bom planejamento, é possível prevenir gastos desnecessários e definir corretamente os orçamentos para as diferentes áreas do seu negócio. Portanto, mantenha sempre seu planejamento financeiro em dia. 

Tenha um bom marketing  

Um bom marketing pode ser o diferencial que vai tornar a sua empresa extremamente conhecida dentro do ramo de atuação.

Divulgar seus produtos e serviços online é um passo crucial para quem deseja alcançar um público-alvo bem definido e expandir o próprio negócio.

Entre as estratégias de marketing de maior impacto na aquisição de clientes estão estão as redes sociais, Google ADS e a divulgação no tráfego orgânico do Google. Quando se trata de tráfego orgânico, uma gestão de SEO de excelência faz toda a diferença no resultado final. 

O SEO é uma ótima alternativa para você que deseja criar um blog ou site para falar sobre o seu produto e trocar conhecimentos com o público. Ao utilizar corretamente as técnicas de SEO, as páginas de busca começarão a indicar seus conteúdos com mais facilidade, aumentando o tráfego de pessoas e sua presença digital.

Através das redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn você não só divulga o seu produto como também consegue construir um relacionamento com seus clientes de maneira mais fácil. 

Já o Google ADS é uma excelente iniciativa para quem está começando o negócio e precisa de resultados rápidos e efetivos. Quanto maior o investimento, maiores serão os resultados.

Estude gestão de empresas  

Para ser um líder, é preciso ter a qualificação necessária para lidar com os desafios que envolvem empreender.

Para garantir um crescimento sustentável da sua empresa, é necessário aprimorar uma série de habilidades voltadas para a gestão. Assim, você será capaz de tomar decisões mais assertivas, analisar dados com facilidade e entender todos os processos necessários para garantir uma expansão mais eficiente. 

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Escolha da estrutura legal do negócio

A estrutura legal de um negócio é o conjunto de normas, regulamentos e disposições jurídicas que vão determinar o modelo da sua empresa. Escolher uma estrutura legal que melhor se adeque às suas atividades é fundamental, assim você garante que a sua empresa mantenha a saúde fiscal e segurança jurídica.

Itens como o objetivo do negócio, regime de tributação e qual o tamanho da sua empresa são fundamentais para definir uma estrutura legal. 

Saiba o que evitar em seu próprio negócio

Ao abrir um negócio, é importante evitar erros que podem levar à perda de tempo e dinheiro, ou que podem afetar o seu sucesso.

Não ter um plano de negócios, não buscar se capacitar e acompanhar as tendências do mercado são alguns dos pontos que mais levam empresas

Procure não tentar fazer tudo sozinho. Contrate mão de obra e saiba delegar tarefas, invista em marketing e busque inovar. Negocie sempre que possível com fornecedores e mantenha os olhos bem atentos em seus investimentos e os retornos. 

Conclusão

 Começar o próprio negócio do zero pode parecer trabalhoso, mas é igualmente gratificante e, se feito da maneira correta, pode trazer muitos benefícios.

Analisar as tendências, estudar o mercado e buscar sempre aprimorar as habilidades de negociação e gestão são pontos importantes para quem deseja empreender. 

Tirar os sonhos do papel é uma tarefa desafiadora e que requer muita coragem, porém necessária para quem deseja alcançar o sucesso. 

By Fabio

Sou Fábio Meira, um apaixonado por temas variados com mais de 10 anos de experiência em marketing e criação de conteúdo. No meu blog, exploro uma ampla gama de assuntos, desde tendências tecnológicas até dicas de lifestyle e curiosidades do dia a dia. Gosto de tornar temas diversos interessantes e acessíveis, oferecendo uma perspectiva única aos meus leitores. Fora do blog, estou sempre me atualizando sobre novas tendências e explorando novos hobbies.