Elmar Nascimento é eleito presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Foto: Agência Câmara

O deputado federal baiano Elmar Nascimento (DEM) foi eleito nesta terça-feira (11) para ser o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, o democrata teve 11 votos a favor e 9 contra.

Na disputa ele venceu o deputado Sandro Alex (PSD-PR). Ainda na mesma reunião, foi instalada a nova composição do conselho, integrado por 21 membros titulares e suplentes, indicados pelos partidos, com mandato de dois anos.

“Terei serenidade e a experiência necessária, ouvindo sempre a todos com paciência e espírito democrático para chegar ao melhor caminho. Podem ter certeza de que essa Presidência terá sempre isenção, independência e não sofrerá qualquer tipo de influência externa nos seus votos e posicionamentos”, ressaltou Elmar Nascimento.

O deputado disse ainda que a existência de 42 deputados federais na lista de políticos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a serem investigados pelo Ministério Público com base em delações da Operação Lava Jato não é suficiente para que o Conselho de Ética seja acionado. “Vou pedir muita prudência para que a gente não faça prejulgamentos para absolver nem para condenar”, afirmou. (Metro 1)